Gruta Olho de Mira

A Gruta do Mindinho está localizada no extremo sul do Polje de Alvados e é um ponor que conduz à nascente do Olho de Mira, esta situada a nordeste do Polje de Minde e inserida no calcário do Jurássico médio.

As últimas explorações de Armando Ribeiro, Anton Zhuchkov e Tiago Grosso, da XploraSub - Associação de Estudos Subaquáticos, no Olho de Mira, durante a estação das chuvas, permitiram mergulhar até aos 150 metros de profundidade, com 1000 metros de desenvolvimento, acrescentando ao conhecimento mais 500 metros de galeria e dando um novo fôlego à exploração deste sistema.


Foram captadas imagens da exploração e neste primeiro visionamento temos alguns dos momentos emocionantes. As imagens iniciam-se aos 75 metros de profundidade, quando é necessário negociar a passagem através de uma porta menor que 1m x 1m, uma sensação… interessante, a esta profundidade. Outro momento marcante ocorreu quando numa das imersões, a cerca dos 146 m de profundidade, o DPV (scooter) do Anton fica inoperacional.



Mais tarde estará disponível uma versão alargada do filme, onde se poderá ver todo o percurso desde a entrada na água até onde a gruta o permitiu.


No Verão, a gruta pode ficar a seco até à porta que está agora a 75 m de profundidade. As estruturas existentes foram construídas para suportar os tubos de condução da água captada na gruta para fornecimento ao tecido urbano próximo, tendo posteriormente o seu funcionamento sido abandonado.

A gruta estava bem conhecida até esta restrição, mas a XploraSub queria saber o que estava para além da porta. Agora já sabemos e ligar a Gruta do Mindinho ao Olho de Mira passou a ser um dos nossos objectivos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes