top of page

Olho da Grota


O Olho da Grota, em Portunhos, é uma exsurgência perene cuja exploração episódica data desde os anos 60 (Vasco M. Sousa – C.M.Cantanhede), com reincidências em 1983 (João Neves e NEUA) e 2005 (NEUA).

Em 2010 o NEUA (Rui Pinheiro, António Mendes e Miguel Lopes) decidiu retomar a exploração desta cavidade, onde a seu convite o XploraSub/GES (Nuno Sousa e Pedro Ivo) tem participado.

As características da galeria (conduta forçada de secção reduzida, grande quantidade de sedimento, caudal frequentemente forte, ausência de pontos naturais para fixação do fio) convidam ao mergulho a solo e à configuração em side-mount. Como o mergulhador está invariavelmente sujeito a um regresso em visibilidade zero, existe sempre uma elevada probabilidade do mergulhador ficar preso no fio ou de danificar a equipagem.

Têm sido usadas amarrações artificiais (malhas de chumbo ou blocos de betão e câmaras-de-ar) para proceder ao fraccionamento do fio guia metrado. Foram já ultrapassadas várias restrições, tendo sido necessário recorrer a algum trabalho de desobstrução. A profundidade máxima atingida é de cerca de -12 metros e foi já efectuada alguma topografia subaquática por Rui Pinheiro (NEUA).

A exploração prossegue, sempre sujeita à magnitude da pluviosidade, existindo diversas probabilidades de continuação a carecerem de investigação.

Informação pormenorizada no website do NEUA.

Fotografias: Rui Pinheiro e António Mendes

Videos:

Olho da Grota - Portunhos (António Mendes)

Olho da Grota - Portunhos, resumo (António Mendes e Miguel Lopes)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page