top of page

Press Release - Projecto Almonda - Campanha 2012


Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Sistema do Almonda nos últimos anos, vai decorrer entre 14 e 22 de Julho a campanha 2012 do Projecto Almonda, organizada pelo colectivo NEUA/XploraSub, um projecto que conta com o apoio logístico da Renova.

Em 2011 o XploraSub e o NEUA organizaram uma campanha de exploração das secções submersas da gruta do Almonda, com o intuito de melhorar a informação existente, eliminar incorrecções e detectar eventuais possibilidades de continuidade da exploração.

No presente já se encontra razoavelmente avançada a topometria das principais galerias que se seguem à entrada na gruta, continuando a ser executado o seu desenho, e tendo-se procedido à verificação de eventuais possibilidades de penetração em áreas desconhecidas do sistema, mercê da conhecida transitoriedade dos sistemas cársicos.

A presente campanha, que entre espeleo-mergulhadores e apoio de superfície, envolverá mais de uma dezena de elementos, espera efectuar cerca de 60 imersões, com uma duração média de 3 horas cada.

Esta campanha possui como objectivo principal a melhoria da topografia das galerias pós-represa, onde se incluem os diversos níveis do labirinto, a galeria do Norte e a galeria do Oeste.

Os dados recolhidos serão tratados diariamente em programas informáticos específicos para topografia subterrânea.

Haverá lugar à captação de imagem e será disponibilizada informação na Internet, nas páginas das duas associações e através do Facebook.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page