top of page

As regras básicas não só para os básicos!


Texto: Pedro Ivo Arriegas

Publicado em: Newsletter SPEXS (Março de 2003)

Há uns anitos atrás, no meio do Mediterrâneo, num encontro de mergulho técnico, um dos organizadores, vendo-se envolvido pela habitual miríade de garrafas, fez notar que a etiquetagem destas deixava muito a desejar, o que desencadeou uma justificada e ríspida chamada de atenção aos seus proprietários. Os visados – ou seja a maioria dos presentes – baixaram envergonhados os olhos e lá se apressaram então a cumprir uma das mais básicas regras de segurança, que haviam aprendido no seu longínquo cursito de nitrox básico, mas que entretanto, por desleixo e preguiça, tinham aos poucos ir deixando de cumprir.

Além da correcta etiquetagem das garrafas de mergulho, outras regras há que nos foram transmitidas no nosso primeiro curso de nitrox. Refiro-me à obrigatoriedade da análise da mistura e do preenchimento do livro de registo da estação de enchimento no acto da aquisição de uma qualquer mistura nitrox e aos cuidados que devem ser postos na conservação do equipamento que está em contacto com teores de oxigénio superiores a 21 %.

A desejada vulgarização do uso do nitrox fez também chegar a esta vertente do mergulho o habitual “chico-esperto” desenrascado, tão comum na nossa lusa sociedade. As notícias do incentivo por parte de operadores à compra e utilização de nitrox por clientes não qualificados para o efeito são assustadoras. Estes clientes não sabem dos riscos em que incorrem, nunca ouviram falar da MOD, não efectuam ou solicitam a análise da mistura, não conhecem um livro de registo de enchimentos. Estas situações devem ser denunciadas e a comunidade do mergulho deve autocontrolar-se, opondo-se a estas situações.

Na compra de uma mistura de nitrox analisem sempre a mistura ou exijam uma análise presencial e preencham sempre o livro de registo de enchimentos. Incentivem os vossos colegas a proceder de igual forma.

Também em relação à manutenção do equipamento que contacta com concentrações de oxigénio superiores a 21% aprendemos algumas regras. Sabemos que o material em contacto com percentagens de Oxigénio superiores a 40 % deve ser mantido em Serviço O2; e também sabemos que deve ser alvo de uma manutenção anual específica para essa utilização.

Mesmo o equipamento (reguladores colete, fato seco) utilizado com nitrox até EAN40 que não esteja compatível com O2, nem limpo para O2, deve ser mantido razoavelmente limpo. Se mergulharem com frequência nestas condições tenham em consideração que os materiais não compatíveis tendem a degradar-se mais rapidamente na presença de teores mais altos de oxigénio.

Uma forma eficiente de controlar a assistência da crescente quantidade do nosso equipamento é ter um caderno onde podemos assinalar as datas em que as revisões devem ter lugar. Assim não há espaço para confusões e esquecimentos.

Não nos tornemos negligentes relativamente às mais básicas regras de segurança. Tal como as técnicas mais básicas de mergulho tem de se manter intuitivas para o tekkie, também estas regras têm de continuar a ser cumpridas. Como o próprio termo indica “básico” tem a ver com a base, a fundação onde assenta a nossa segurança enquanto como mergulhadores.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page