top of page

Expedição subaquática na gruta do Almonda


Texto: SIC (por Carla Castelo)

Foto: Pedro Santos

Elementos do grupo de mergulhadores XploraSub e do Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro (NEUA) estão a realizar uma campanha de exploração na gruta da nascente do Almonda, concelho de Torres Novas. O objectivo é mapear as galerias subaquáticas integradas no maior sistema cársico de Portugal.

A campanha estava a ser preparada há cerca de um mês e meio. Entre mergulhadores e pessoal de apoio de superfície, estão envolvidas 13 pessoas. Antes de cada mergulho realiza-se uma curta reunião, em que são definidas as tarefas de cada mergulhador e se relembram procedimentos de segurança e emergência.

Devidamente equipados com fatos de mergulho, capacetes, garrafas com gás respirável e computadores de mergulho, os mergulhadores saltam para a água.

Jorge Russo, de apoio à superfície, anota a hora de entrada, a duração e a hora de saída prevista. Se o mergulho se prolongar demasiado além do previsto, é preciso accionar mecanismos de socorro.

“Passar pelo buraco de uma agulha”

A entrada da gruta é um buraco estreito, por onde os mergulhadores têm de passar primeiro os pés e só depois o resto do corpo. Lá dentro, cada equipa de dois inicia a tarefa atribuída.

Ao terceiro dia, Pedro Ivo e Manuel Leotte do Xplorasub descem aos 78 metros de profundidade na galeria Norte para continuarem a topografia.

Um mergulho exigente que requer muita experiência e planeamento, mesmo para quem já desceu a 150 metros de profundidade em mar aberto. "Numa gruta temos um tecto real, além dos patamares de descompressão, daí ser mais stressante e necessitarmos de mais concentração para fazer um mergulho destes", explica Manuel Leotte.

O trabalho dos mergulhadores é feito num meio hostil, em completa dependência de sistemas de suporte de vida. Além da extensão e complexidade da cavidade, o espaço é restrito, não há acesso directo à superfície e a visibilidade é limitada pelos sedimentos que se levantam.

Munidos de lanternas, fita métrica, bússola e uma placa de anotações, os mergulhadores recolhem os dados que hão-de introduzir no computador, no final do dia.

O estudo das áreas submersas da gruta teve o primeiro grande impulso nos anos 80, com as explorações lideradas por João Neves e Christian Thomas, que descobriram e topografaram novas galerias. A partir daí, os trabalhos de exploração perderam regularidade, sobretudo devido à obstrução da entrada da nascente pelo desprendimento de blocos de rocha da falésia.

Em 2007, elementos do NEUA, do Xplorasub e de outros grupos juntaram-se para desobstruir a entrada da nascente e conseguiram-no com "a ajuda de balões de elevação" mas também "houve muita pedra retirada à mão", conta Pedro Ivo.

A abertura e estabilização da passagem permitiram então reiniciar o processo de equipagem da gruta, ou seja, a colocação de fio que permite a orientação no interior, e a sua topografia subaquática. Um trabalho que querem publicar logo que esteja concluído para que fique acessível ao público em geral.

Carla Castelo, Jornalista SIC


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page